Situada entre Coimbra e Tomar, em plena artéria rodoviária que liga a Lusa Atenas ao burgo banhado pelo rio Nabão, e a cerca de três dezenas de quilómetros da primeira, surge a vila de Penela, situada na encosta poente de um monte entre as cotas 230 e 290 metros, local preciso da Torre de Menagem do Velho Castelo, ex-libris da monumentalidade do concelho.
Destacamos o Queijo Rabaçal, Mel, Azeite, Vinho, Noz e Cestas de Vime.
O seu Castelo, proporciona fabulosas vistas sobre todo o horizonte envolvente, nomeadamente a pitoresca vila e as encostas densamente arborizadas da Serra da Lousã.
No Concelho poderá visitar o Pelourinho de Penela, a Igreja da Misericórdia (século XVI) e a Igreja de São Miguel, da Misericórdia, assim como as restantes espalhadas em vários pontos.
Nas aldeias serranas, onde o seu povo manteve as suas caraterísticas, poderá delicar-se com os seus costumes, como é o exemplo da aldeia da Ferraria de S. João, na Freguesia da Cumieira.
Perto de Penela situa-se a povoação do Rabaçal, com a sua importante Villa Romana datada do século IV d.C, e o seu bonito Vale...