Pampilhosa da Serra é uma vila portuguesa do Distrito de Coimbra, na província da Beira Baixa, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Região de Coimbra, com cerca de 1 300 habitantes.
É sede de um município com 396,46 km² de área e 4 481 habitantes (2011), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arganil, a nordeste pela Covilhã, a leste pelo Fundão, a sul por Oleiros, a sudoeste pela Sertã e por Pedrógão Grande e a oeste por Góis.
Se visitar Pampilhosa da Serra não deixará de querer voltar, muitos são os motivos para ganhar saudades. Aldeia do Xisto de Fajão e Aldeias do Xisto de Janeiro de Baixo, Espaços Museológico, Praias fluviais, Património Arqueológico, Vistas panorâmicas...
Aqui e além, numa povoação, na encosta de um monte ou no fundo de um vale, ergue-se uma igreja ou pequena capela. Pode dizer-se que não há lugar no Concelho que não tenha o seu templo. Aliada à devoção dos crentes anda o sentido da festa: honrar o Santo Patrono. Quando chega o Verão, chegam as procissões e os arraiais. O religioso alia-se ao profano e não há aldeia que não tenha a sua quermesse e o seu bailarico. As celebrações Pascais e a Festa da Padroeira Senhora do Pranto, celebrada a 15 de agosto, são as duas importantes manifestações religiosas da vila de Pampilhosa da Serra.
Em pleno rio Ceira, entre os recônditos e singulares penedos de Fajão, está o viveiro de trutas da Quinta da Safra, alimentado pelas águas puras e cristalinas deste singular e límpido rio. Pesque a sua Truta e confecione na hora.
Sinta a emoção de apanhar este belo e sublime peixe conhecido pela sua abundância em águas limpas e frias. Delicie-se com esta iguaria.