Descrição Mira

A ocupação humana do atual concelho de Mira remonta há centenas de milhares de anos. Há indícios e vestígios antigos da vida humana que remontam a épocas antiquíssimas, que podem ser integrados no Paleolítico Antigo, tal como instrumentos simples de pedra talhada. Pode mesmo afirmar-se, em função dos sítios arqueológicos detetados e das suas caraterísticas, que durante o Paleolítico existiu uma ocupação intensa da Região.

Mira pertence administrativamente à Região Centro, mais concretamente ao distrito de Coimbra. Esta região no quadro geográfico nacional localiza-se na faixa litoral entre as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Do ponto de vista da actual organização da região centro, o concelho de Mira encontra-se integrado no agrupamento de concelhos da Sub-região do Baixo Mondego, juntamente com Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Penacova e Soure.

O concelho faz ainda parte integrante de uma vasta área que engloba a Ria de Aveiro e que constituí a chamada Associação dos Municípios da Ria (AMRIA), bem como à região natural da Gândara, que se estende entre as bacias dos rios Vouga e Mondego, fazendo igualmente parte da associação dos municípios do Baixo Mondego e Gândara.

Está limitado pelo concelho de Vagos a Norte, a Sul e a Nascente pelo concelho de Cantanhede e a Poente pelo Oceano Atlântico. Ocupa uma área de 124,1 Km2 e é constituído por 4 freguesias: Mira, Praia de Mira, Carapelhos e Seixo.

A população do concelho de Mira é composta por 12872 habitantes, os quais estão fundamentalmente fixados na faixa Norte-Nascente, gerando aí uma densa ocupação por contraposição com a faixa litoral. A densidade populacional do concelho é de 104 Hab. / Km2.

Encontra-se a cerca de 40 km de Coimbra, 16 km de Cantanhede, 15 km de Vagos, 29 km de Aveiro e 30 km da Figueira da Foz.