Descrição Condeixa-a-Nova

Condeixa-a-Nova é uma vila portuguesa do distrito de Coimbra, situada na província da Beira Litoral, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região Região de Coimbra, sede da União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova. Situa-se a 10 km da capital do distrito.

A história de Condeixa atesta, ao longo dos séculos, a sua localização privilegiada. Mas o concelho, perto de tudo, não se afastou nem da natureza, nem do património, nem das suas tradições. Venha visitar-nos e encontrará razões de sobra para aqui voltar mais vezes.

Desde os vestígios da época romana aos muitos palácios e igrejas, o património do concelho de Condeixa-a-Nova mostra bem a riqueza do seu passado.

Com fenómenos geológicos raros e espaços privilegiados para a observação da natureza, o concelho permite apontar vários locais de interesse a quem o queira visitar.

Conimbriga constitui paragem obrigatória. A visita às Ruínas Romanas de Conimbriga – a principal estação arqueológica portuguesa – é complementada pelo seu Museu Monográfico e pelo mais recente PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó, Centro de Interpretação Dedicado ao Romano.

Dedicada a uma grande figura da cultura portuguesa, nascida em Condeixa, a Casa Museu Fernando Namora abre-lhe as portas, dando a conhecer, entre outros motivos de interesse, o significativo espólio do escritor.

Se for um amante da natureza, pode apreciar paisagens de serra, percorrendo os contrafortes meridionais da Serra de Sicó, subindo ao miradouro da Senhora do Círculo e apreciando fenómenos naturais como as Buracas do Casmilo. A Reserva Natural do Paul de Arzila, onde coabitam inúmeras espécies animais, sobretudo aves, surge ainda como espaço privilegiado para a observação da natureza.

Não perca ainda a oportunidade de apreciar a gastronomia local, a começar pelo cabrito, e de poder ficar alojado numa unidade de charme como é a Pousada Condeixa Coimbra.