Vila de Rei é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 2 497 habitantes.
É sede de um município com 191,55 km² de área e 3 452 habitantes (2011), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Sertã, a leste por Mação, a sul pelo Sardoal e por Abrantes e a oeste por Ferreira do Zêzere.
O concelho é atravessado pela Estrada Nacional N2, a maior estrada de Portugal, e desfruta também das águas do rio Zêzere, mais precisamente da Albufeira de Castelo de Bode para captação de água e atividades balneares.
A cerca de 2 km encontra-se o Centro Geodésico de Portugal Continental, na Serra da Melriça. No alto desta serra, encontra-se construído um marco com cerca de 20 metros de altura, denominado de "Picoto", marcando assim o Centro a nível de coordenadas geodésicas. Wikipédia
Se se imaginar uma linha que atravesse Portugal de Norte a Sul de Portugal, e outra entre o Leste e Oeste, Vila de Rei encontra-se situada rigorosamente no centro geodésico do país, facto que está assinalado num Picoto colocado na Serra da Melriça, num ponto que também é um excelente miradouro sobre a região.
Vila de Rei deve o seu nome ao Rei Dom Dinis que no séc. XIII lhe deu carta de foral e lhe concedeu diversos privilégios. É em honra da sua esposa D. Isabel que se realizam anualmente em Maio as Festas da Rainha Santa.
Numa região em que o pinheiro é o elemento predominante da vegetação e os ares são puros, encontram-se aldeias que parecem conservadas no tempo, como Água Formosa com as suas casas implantadas na encosta, as ruas ladrilhadas com xisto e a ponte medieval.
Um dos principais miradouros desta zona é o Penedo Furado, de onde se pode admirar um belo panorama sobre as Praias fluviais do vale da Ribeira de Codes, que antes de chegar a este local se precipita pelas quedas de água da Bufareira entre piscinas naturais.