Proença-a-Nova é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, região estatística do Centro e sub-região da Beira Baixa, parte da província tradicional com o mesmo nome, eclesiasticamente na diocese de Portalegre-Castelo Branco. É sede de concelho, com cerca de 8 000 habitantes.
É sede de um município com 385,39km² de área e 8 314 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a Norte pelo município de Oleiros, a Nordeste pelo de Castelo Branco, a Este pelo de Vila Velha de Ródão, a Sudoeste pelo de Mação e a Noroeste pelo da Sertã.
Rodeada por extensas áreas florestais e campos cultivados, em que destacam os olivais e as cerejeiras que florescem na Primavera cobrindo vastas áreas de um enorme manto branco, num espectáculo deslumbrante, Proença-a-Nova é uma vila a descobrir bem no centro do país.
Dos tempos antigos conserva-se a ponte romana sobre a ribeira da Pracana em São Pedro do Esteval, as aldeias típicas da Figueira e da Pedreira, e na vila merece uma visita a Igreja Matriz com belíssima talha do séc. XVIII, bem como o moinho tradicional em xisto, com as suas enormes mós.
Nas redondezas, as Praias fluviais de Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal, são locais de lazer muito procurados, especialmente durante a época de verão.
Na gastronomia destacam-se os maranhos e as feijoadas, os enchidos e o queijo de cabra, bem como as cavacas e os bolos de mel e azeite.