Penamacor é uma vila portuguesa no distrito de Castelo Branco, região estatística do Centro e sub-região da Beira Baixa, parte da província tradicional com o mesmo nome, com cerca de 1 500 habitantes.
É sede de um município com 563,71 km² de área e 5 682 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Sabugal, a leste pela Espanha, a sul por Idanha-a-Nova e a oeste pelo Fundão.
A riqueza patrimonial de Penamacor resulta fundamentalmente do seu passado histórico e das condições geográfico-naturais do território. Estas duas circunstâncias moldaram, por sua vez, a cultura, o carácter franco, generoso e hospitaleiro das suas gentes.
O povoamento é muito antigo. A arqueologia dá-nos conta de habitats humanos que remontam ao Neolítico.
História e Natureza é o slogan que espontaneamente acode à mente quando se viaja pelo concelho de Penamacor. A diversidade paisagística está bem patenteada no contraste entre o norte de vales verdejantes e serras intensamente florestadas, de onde descem pitorescos cursos de água, e o sul, que se abre à planície de Castelo Branco, onde predomina o sobreiral, com os seus ecossistemas característicos.
A Reserva Natural da Serra da Malcata, com os cerca de 16348 ha de área protegida, dois terços dos quais se integram no concelho de Penamacor, oferece-se aos amantes da natureza plena de vida e encanto, seja qual for a estação do ano em que se visite.