Oleiros é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, região estatística do Centro e sub-região da Beira Baixa, parte da província tradicional com o mesmo nome, com menos de 2 000 habitantes.
É sede de um município com 471,09 km² de área e 5 205 habitantes (2016), subdividido em 10 freguesias. O município é limitado a norte pelo município do Fundão, a leste por Castelo Branco, a sul por Proença-a-Nova, a sudoeste pela Sertã e a noroeste por Pampilhosa da Serra.
A vila de Oleiros, situada numa região habitualmente designada por zona do Pinhal e próximo da Barragem do Cabril, oferece excelentes condições para uns dias de repouso em contacto com a natureza.
Do seu passado distante, conservam-se os vestígios da presença de povos antigos como o castro da Cova da Moura. A própria vila merece uma visita demorada, que não deve deixar de incluir a Igreja Matriz (séc. XVI-XVIII) e a da Misericórdia (séc. XVIII), riquíssimas em talha dourada.
Nas redondezas, vale a pena passear pelas pitorescas aldeias, como Álvaro com o seu casario branco disposto ao longo da única rua, ou o Estreito, onde se mantêm as mesmas casas de xisto de há quatrocentos anos.
A gastronomia oferece tão grande variedade que o difícil é mesmo escolher. Salientam-se os maranhos e o bucho recheado, o cabrito estonado, as trutas grelhadas e os diversos pratos de caça, como a lebre, o coelho e a perdiz.