Belmonte é uma vila portuguesa do distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região das Beiras e Serra da Estrela, com cerca de 3 500 habitantes.
É sede de município com 118,76 km² de área e 6 859 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Guarda, a leste pelo Sabugal, a sudoeste pelo Fundão e a oeste pela Covilhã.
Belmonte está implantado na margem esquerda do rio Zêzere, em plena Cova da Beira, no sopé da Serra da Estrela. A vila instalou-se na morro granitico da Serra da Boa Esperança e estendeu-se ao longo dele para Sudoeste.
As ruas desta antiga povoação conduzem ao alto de um monte onde se ergue a massa granítica do antigo castelo.Junto do castelo encontra-se a pequena igreja romano-gótica dedicada a São Tiago.
Belmonte preserva o seu ambiente medievo tão exemplarmente quanto os judeus preservaram em segredo orações, tradições e costumes desde essa época até aos nossos dias mais tolerantes, que permitiram a abertura ao culto de uma nova sinagoga, Bet Eliahu.
Na estrada para a Guarda encontra-se à esquerda a Torre de Centum Cellas, curiosa construção de que ainda não se conhece ao certo a origem.