As ruínas arqueológicas de Briteiros são uma prova extraordinária da existência de um importante povoado primitivo, de origem pré-romana, pertencente ao tipo geral dos chamados "castros" do noroeste de Portugal.
Estrada Nacional 153, km 55 São Salvador de Briteiros 4805-181
Guimarães
Evidenciam nitidamente caracteres da cultura castreja, ainda que fortemente romanizados no começo da era cristã. Martins Sarmento, etnólogo e arqueólogo célebre, nascido em Guimarães em 1833, ocupou-se do estudo científico destas ruínas, tendo dado um contributo decisivo para a sua divulgação, estudo e estado de conservação.
As numerosas construções, de vários tipos, dispostas um pouco livremente, mas obedecendo, contudo, a um ainda que insipiente esquema urbanístico, oferecem pistas impressionantes e muito objectivas para o conhecimento daquelas gentes tão remotas, alcandoradas no cimo dos montes e mesmo assim protegidas por várias cinturas de muralhas, cujos extensos panos ainda hoje se podem admirar.
O espólio arqueológico destas ruínas encontra-se exposto, em Guimarães, no Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento.
A 14 km do centro da cidade.
Telefone: +351 253 415 969
Email: sms@msarmento.org
http://www.csarmento.uminho.pt/
Horário
Segunda a Domingo 9.30h - 18.00h
Fonte: https://www.cm-guimaraes.pt/
Estrada Nacional 153, km 55 São Salvador de Briteiros 4805-181 Guimarães