O Museu de Alberto Sampaio foi criado em 1928 para albergar as colecções da extinta Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e de outras igrejas e conventos da região de Guimarães, então na posse do Estado.
R. Alfredo Guimarães 39 4800-407
Guimarães
Situa-se em pleno Centro Histórico, no exacto local onde, no século X, a condessa Mumadona instalou um mosteiro, à volta do qual foi surgindo o burgo vimaranense. Os espaços que ocupa pertenciam à Colegiada, e têm valor histórico e artístico: o claustro e as salas medievais que o envolvem, a antiga Casa do Priorado e a Casa do Cabido.
Apresenta importantes colecções de escultura (arquitectural, de vulto e tumulária), cobrindo os períodos medieval e renascentista e prolongando-se até ao século XVIII. A colecção de ourivesaria é das melhores do país: destacam-se o cálice românico de D. Sancho I, a imagem de Santa Maria de Guimarães (séc. XIII), as cruzes processionais, e o magnífico retábulo gótico de prata dourada representando a Natividade, de fins do século XIV.
São também de salientar o loudel que D. João I vestiu na batalha de Aljubarrota; o fresco do século XVI figurando a Degolação de S. João Baptista; a colecção de pintura, dos séculos XVI a XVIII; a talha maneirista e barroca; os paramentos bordados; a azulejaria e a faiança.
Telefone: +351 253 423 910
Email: masampaio@culturanorte.pt
http://masampaio.culturanorte.pt/
Horário
De Terça a Domingo:
10.00h - 18.00h
Preços
Entrada Adulto: 3€
Crianças: 2 €
Entrada gratuita aos domingos e feriados até às 14.00h para todos os cidadãos residentes em território nacional
(Fechado às segundas e feriados de 1 Janeiro; domingo de Páscoa; 1 Maio; 25 Dezembro)
Fonte: https://www.cm-guimaraes.pt/