Arte Cultura e Religião


PATRIMÓNIO CONSTRUIDO

ABADIA

Localizado num local aprazível, onde o contacto com o meio natural é privilegiado, o Santuário de Nossa Senhora da Abadia foi construído nos séculos XVII e XVIII, na freguesia de Bouro Santa Maria. 

MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE BOURO

Visitar o Concelho de Amares é realizar uma viagem pela história, na medida em que são muitos os monumentos que retratam épocas documentadas que se relacionam directamente com os grandes momentos da história de Portugal.

MOSTEIRO DE SANTO ANDRÉ DE RENDUFE

O Mosteiro de Santo André de Rendufe, localizado num vale, numa zona rural, isolado pela sua antiga cerca, foi mandado construir no séc. XII, na freguesia de Rendufe.

PONTE DO PORTO

Classificada como Monumento Nacional, a Ponte do Porto pertence à arquitectura civil pública medieval. 

PONTE DE RODAS

Monumento Nacional, de arquitetura civil pública, medieval, construído na Idade Média na freguesia de Caldelas

CASA DA TAPADA

Imóvel de Interesse Público, construído no século XVI, na freguesia de Fiscal, pertence à arquitetura civil residencial, maneirista e barroca. 

ALDEIA DE URJAL

Freguesia de montanha, onde a Mãe Natureza se faz notar em cada canto, na Aldeia de Urjal – Seramil, perca o olhar num horizonte que oferece paisagens únicas a qualquer hora do dia, e deixe-se enamorar pelas casas típicas que são uma autêntica viagem no tempo.

MUSEUS

MUSEU DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA ABADIA

O Museu do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, instalado nos antigos “quartéis” do Santuário, identifica-se, fundamentalmente, pela arte sacra, estatuária, alfaias, documentação e manifestações religiosas. A etnografia, o folclore e o artesanato (cultura do linho), contribuem, também, para a sua identidade.

GEIRA

As ocupações humanas do território amarense, que remontam a outras épocas, deixaram um legado construído.

Esta via romana, com cerca de dois mil anos, ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga). Esta ligação entre as duas capitais do Noroeste Peninsular facilitou, na época romana, o acesso às regiões montanhosas do Nordeste do território sob o domínio de Bracara, ao espaço ocidental sob controlo de Asturica.

Em Amares, podemos percorrer parte desta via, recomendando-se o percurso entre o Lugar de Via-Cova, na freguesia de Paredes Secas, até Santa Cruz, na freguesia de Seramil, podendo o mesmo continuar pelo Concelho de Terras de Bouro. 

fonte: www.cm-amares.pt