Descrição Mértola

Booking.com

Mértola é uma vila raiana portuguesa do distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com mais de 2 000 habitantes.A vila encontra-se situada numa elevação na margem direita do rio Guadiana, imediatamente a montante da confluência da ribeira de Oeiras.

É sede do sexto município mais extenso de Portugal, com 1 292,87 km² de área e 7 274 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Beja e de Serpa, a leste pela Espanha, a sul por Alcoutim e a oeste por Almodôvar e por Castro Verde.

Aventure-se numa viagem pelo tempo e descubra o legado da história nos traços das casas, no canto das vozes, nos ofícios e dizeres, nos aromas e gostos e no rosto das gentes que encontra pelo caminho.

Por todo o concelho abundam provas de um povoamento precoce, os primeiros vestígios remontam ao Neolítico, há cinco mil anos atrás. A Mértola, chegam Iberos, Fenícios, Gregos e Cartagineses, numa ocupação que tinha por mote o controlo das rotas comerciais. A romanização de Mértola deu-se ao longo do séc. II a.C., com a ocupação efetiva do território, a verificar-se na segunda metade desse século.

Para ver: Mesquita; Núcleo do Castelo; Alcáçova; Núcleo Islâmico; Núcleo da Basílica Paleocristã; Núcleo de Tecelagem; Núcleo Romano; Núcleo de Arte Sacra; Núcleo da Achada de S. Sebastião; Forja do Ferreiro; Torre do Rio; Torre do Relógio.

A área mineira de São Domingos, inserida na Faixa Piritosa Ibérica, foi desde a Antiguidade um local procurado para a extração de minérios. A Rota do Minério evoca o passado recente da mina, num trajeto que percorre as ruas da localidade da Mina de S. Domingos, os caminhos do antigo complexo mineiro, segue ao longo da antiga via-férrea e culmina na aldeia ribeirinha do Pomarão, onde se localizava o antigo porto fluvial de escoamento do minério.

O Pulo do lobo é o coração do Parque Natural do Vale do Guadiana. Nesta queda de água de 16 metros (o principal acidente geológico deste Grande Rio do Sul).

A descoberta para quem vem de Mértola, na estrada N265, é surpreendente: um vasto plano de água límpida e calma circundado pela sombra das árvores e numa das margens uma praia fluvial de areias brancas.