O município é limitado a norte e a oeste pelo município de Santa Maria da Feira, e a este e sul por Oliveira de Azeméis. O seu forte desenvolvimento, na segunda metade do século XX, levou à expansão da sua área urbana para fora dos limites do seu pequeno concelho.
Desde as antigas civilizações até aos dias de hoje
Com vestígios das civilizações Celta, Romana, Árabe e Visigótica, sabe-se que o agregado populacional remonta a tempos longínquos, no entanto só em 1088 aparece pela primeira vez referenciada em fontes escritas.
Foi com a revolução industrial do seculo XIX que S. João da Madeira registou um grande crescimento, inicialmente com a indústria chapeleira e dos lacticínios e mais tarde com a actual importante indústria do calçado. Em 1888 foi inaugurada a igreja nova da cidade e em 1908 o Rei D. Manuel II inaugura também a linha de Caminho-de-ferro que abastecia S. João da Madeira, a Linha do Vale do Vouga.
Oliveira de Azeméis possibilita a visita a algumas das mais emblemáticas empresas e instituições do concelho nas áreas do calçado, chapéus, lápis e passamanarias. O centro de boas-vindas está localizado no edifício da Torre da Oliva e no sítio da internet é possível escolher e reservar entre várias hipóteses de circuitos.