Oliveira de Azeméis é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, situada na Grande Área Metropolitana do Porto, região Norte e NUT III de Entre Douro e Vouga. É sede de um município que conta com 19 freguesias, distribuídas por 12 unidades territoriais. Com 163,41 km² de área, o município é ocupado por cerca de 69 000 habitantes.
É limitado a nordeste pelo município de Arouca, a este por Vale de Cambra e Sever do Vouga, a sul por Albergaria-a-Velha, a oeste por Estarreja e Ovar e a noroeste por São João da Madeira e Santa Maria da Feira.Oliveira de Azeméis é uma importante localidade desde tempos imemoriais, sendo um local com presença humana comprovada, desde pelo menos 2000 a.C., nos castros de Ul e de Ossela. Mais tarde, transformou-se num ponto de paragem das vias romanas de Conímbriga-Porto e Lisboa-Braga, da qual subsiste o marco miliário da milha XII.
Entre outros motivos de interesse e com visita obrigatória, o parque de La Salette e a capela com o mesmo nome merecem a atenção dos visitantes. Excelente local de lazer, o parque proporciona excelentes miradouros para a paisagem circundante.
O folclore faz parte das tradições culturais do concelho. As festas de Nossa Senhora de La Salette, que se realizam em Agosto, são as mais populares.
A capela, com o mesmo nome, foi construída entre o final do século XIX e o início do século XX. Monumento gótico, foi o primeiro templo construído em Portugal destinado ao culto de Nossa Senhora de La Salette.Gastronomia
A oferta gastronómica está intimamente ligada às actividades produtivas e à riqueza dos solos. Oliveira de Azeméis pode, portanto, estar grata pelo que a natureza lhe oferece.
A actividade dos moleiros levou a que fosse possível obter farinhas e arroz de grande qualidade que permitem a criação de produtos como o pão de Ul, regueifas e o arroz de febras de Cesar.
São também muito procurados os pratos de cabrito assado, o arroz de ossos da suã, os rojões, a vitela assada, o anho à moda de Fajões, as rabanadas de Cesar, as papas de S. Miguel, entre vários outros que podem ser degustados nos restaurantes do concelho. Há ainda vários pratos de peixe onde adquire especial realce a bacalhoada.
Interessante é também que parte da freguesia de Ossela está inserida na região demarcada dos vinhos verdes.
O artesanato de Oliveira de Azeméis é muito variado e, em alguns casos, único no país. Trabalhos em cobre, peças em vidro, arte sacra, arte em madeira, cestaria e as típicas sacas de tiras de Cucujães, confeccionados a partir de tiras de feltro entrelaçadas, são alguns exemplos.