Descrição Estarreja

Booking.com

O Concelho de Estarreja, pertence administrativamente ao distrito de Aveiro (Beira Litoral), localiza-se na sub-região do Baixo Vouga e integra-se numa individualidade regional - a Ria; caracteriza-se pela existência de esteiros e canais em todas as freguesias, esta influência marinha constitui nela e ao seu redor, uma diversidade de biótopos (águas livres, ilhas com vegetação, vasas e lodos, sapais, salinas e campos agrícolas), com grande importância do ponto de vista ecológico.

Todo o concelho é bastante recortado por linhas de água, sendo o mais importante o rio Antuã, caracterizado por margens bem protegidas onde se registam por vezes declives superiores a 25%, ao mesmo tempo que imprime à paisagem um encanto surpreendente e bucólico, pelas represas e azenhas ao longo do seu curso.

Pela sua situação geográfica integra-se na faixa dos climas temperados (T.M.A. - 14ºC) de influência mediterrânea. É limitado pelos concelhos de Ovar, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Murtosa, sendo servido por uma importante rede viária.

Com vestígios de povoamento pré-histórico, o concelho de Estarreja remonta a 1835. O Foral da Vila de Antuã foi outorgado no dia 15 de novembro de 1519 por D. Manuel II. Estarreja foi elevada a Cidade no dia 26 de janeiro de 2005.

Detentora de um património natural ímpar, Estarreja possui mais de 20 km de frente ribeirinha polvilhada e recortada por Esteiros e Ribeiras. Os mistérios naturais do concelho podem ser descobertos nos percursos de natureza do projeto BioRia.