Arouca situa-se em plena bacia hidrográfica do rio Douro (para onde se direciona o rio Arda a partir do vale de Arouca, que desagua no rio Douro), bem como o rio Paiva (que percorre uma parte da zona nordeste do município de Arouca e desagua no rio Douro), onde estão localizados os Passadiços do Paiva, a uma hora de distância do Porto.
O território do município de Arouca apresenta as características típicas do Douro Litoral, em plena bacia hidrográfica do rio Douro. É um tipo de território constituído por vales, planaltos e meias-encostas férteis, com uma parte montanhosa considerável, onde a agricultura e a silvicultura têm uma expressão significativa e complementar na economia local. Um território com abundância de cursos de água que nascem nos cumes das montanhas e formam os vales típicos do Douro Litoral, como o vale do rio Arda.
A doçaria de Arouca é uma doçaria requintada e ancestral. São exemplos da doçaria conventual de Arouca as castanhas doces, as roscas de amêndoa, as barrigas de freira, o manjar de língua, o pão de S. Bernardo, as morcelas doces e os charutos de amêndoa. O Pão de ló de Arouca, as cavacas e os melindres. O Pão de ló de Arouca é confeccionado desde o ano de 1840. Da doçaria mais recente, são de referir as 'trilobites', as 'pedras parideiras' e as broas de abóbora de Souto Redondo (freguesia de Urrô).
Arouca também é conhecida por ser um município onde se confeccionam pratos de grande qualidade de Carne Arouquesa, da raça bovina arouquesa, nomeadamente a vitela assada no forno, os famosos bifes de Alvarenga, a posta arouquesa, os medalhões e a espetada de vitela arouquesa, o costelão de arouquês, a vitela arouquesa na púcara e as costeletas de vitela arouquesa grelhada. O cabrito da Gralheira assado no forno, da raça caprina Serrana, raça autóctone, também é uma das especialidades gastronómicas de Arouca muito apreciadas.
Quase a totalidade do território do município de Arouca pertence à Região Demarcada do Vinho Verde, dando também origem a vários derivados, como a aguardente vínica, a bagaceira e a aguardente com mel, produzidos e consumidos também em Arouca...
Sendo de visita obrigatória os Passadiços do Paiva, a Ponte 516 Arouca, Rio Urtigosa.
Outras atrações são as Danças e corais tradicionais da região, Conjunto Etnográfico de Moldes, as Feira das Colheitas, Mosteiro de Arouca, Frecha da Mizarela, Miradouro do Monte da Senhora da Mó a 711 metros altitude, Miradouro do Pico da Gralheira a 1100 metros altitude, Os 41 geossítios do Geoparque Arouca, Geoparque Arouca