Anadia é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região Região de Aveiro, com cerca de 6 000 habitantes. Anadia situa-se aproximadamente a meio caminho entre as cidades de Aveiro e Coimbra.
Situado na Região Demarcada dos Vinhos da Bairrada, o concelho de Anadia está muito ligado à produção do vinho, possuindo a Estação Vitivinícola da Bairrada e o Museu do Vinho.
Anadia dispõe de um vasto Património que merece ser visitado, desde Palácios, Igrejas, Capelas, Santuário, Casas senhoriais...
O povoamento do concelho encontra-se mal documentado para épocas anteriores ao domínio romano: carecem ainda de comprovação alguns vestígios alegadamente pertencentes ao Paleolítico (Monte Crasto – Anadia, Carvalhais e Vila Nova de Monsarros), ao Neolítico (Moita) e à Idade do Ferro (Monte Crasto – Anadia)."
Mas os testemunhos da presença romana nestas terras são, esses sim, inequívocos e têm sido detectados um pouco por toda a área do concelho: Aguim, Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Mogofores, Moita, Óis do Bairro, São Lourenço do Bairro, Vila Nova de Monsarros, Vilarinho do Bairro e, muito especialmente, em Anadia (Monte Crasto) e Sangalhos.
Para além dos numerosos vestígios de cerâmica de cobertura doméstica, torna-se imperativo aludir à estrada que unia Olissipo (Lisboa) a Cale (Porto), e que percorria esta região, num traçado que continua a suscitar novas investigações e teorias.