Águeda é uma cidade portuguesa pertencente à sub-região da Região de Aveiro e à Região Centro com cerca de 14000 habitantes (2016), sendo a quarta maior cidade em população residente da Região de Aveiro, ultrapassada apenas pelas cidades de Aveiro, Ovar e Ílhavo.
A cidade é atravessada pelo rio que lhe deu o nome, o rio Águeda, espraiando o seu casario por uma leve encosta, por sua vez inserida num amplo vale, a 31 metros de altitude. No que diz respeito ao território municipal, este é maioritariamente constituído por relevos acidentados e grandes vales entre montanhas até à serra do Caramulo, sendo reconhecido pelas suas praias fluviais de qualidade, como a do Alfusqueiro, e pelas suas aldeias pitorescas, como a de Lourizela.
Praticamente todo o território concelhio insere-se na região gastronómica e natural da Bairrada, famosa pelos seus vinhos e espumantes, doces e o seu leitão assado.
Águeda é um concelho repleto de recantos à espera que os venha descobrir, onde a diversidade das suas paisagens o envolve com a boa gastronomia - o prestigiado Leitão da Bairrada tem o seu lugar de destaque -, acompanhada pelos néctares da Região Demarcada da Bairrada..
Sendo o Turismo uma das actividades com maior potencial de crescimento, Águeda convida-o para um conjunto de iniciativas anuais, que vão desde eventos culturais, gastronómicos e desportivos, aos trilhos pedestres e aos percursos cicláveis e à descoberta da natureza.
Com um variado cartaz de eventos culturais, Águeda convida a uma visita, também pela beleza e imponência da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa Natural da Península Ibérica, pelos percursos pedestres implementados, que levam o visitante aos principais pontos de interesse do concelho, desde as freguesias serranas às mais litorais e urbanas, encontrando espigueiros, azenhas ou moinhos de água, palacetes e diversos imóveis de valor patrimonial. A cidade oferece uma zona ribeirinha que convida a passeios a pé ou de bicicleta, várias zonas de comércio tradicional, onde se pode apreciar a gastronomia e encontrar os doces tradicionais.